Prefeito Arimatéia vive inferno astral na composição da chapa e situação governista pode complicar

Com uma decisão equivocada talvez a maior de sua vida publica, o prefeito de São Rafael José de Arimatéia Braz, criou um inferno astral pra si mesmo no momento em que oficializou o nome de cinco pré-candidatos para disputar uma vaga de candidato oficial do governo. O grande problema foi que Arimatéia não contava com os efeitos colaterais dessa decisão.

Agora faltando poucos dias para o anúncio oficial percebemos que a situação do governo não é nada fácil. Primeiro convidou lideranças políticas de várias agremiações a se filiar ao PSD, partido hoje que lançará o candidato ou candidata oficial apoiado pela prefeitura.

Desde o início, o blog aposta suas fichas que a candidata oficial será Rosana Santos, ligada ao deputado estadual George Soares. O grande problema está exatamente aí, Nélter Queiroz deputado estadual mais votado nas últimas eleições em São Rafael, foi uma das figuras ilustres que contribuíram para a reeleição do prefeito Arimatéia com seu apoio, com o apoio do seu partido o PMDB e principalmente com a indicação do vice prefeito Cesário Davi do PMDB e Carlos Magno o vereador Magrinho também do PMDB.

Os bastidores da política está em alta tensão e com temperatura elevadíssima, nesse momento, o motivo são os integrantes da base aliada do governo que querem barrar a candidatura a vereador de Carlos Magno (Maguinho).

Em nossa visão, achamos que tudo isso foi premeditado pelo prefeito Arimatéia, haja vista que nas últimas eleições, indiretamente ele conseguiu derrotar três vereadores de mandato naquela ocasião, o Presidente da Câmara, o Vereador Gilvan Soares, o vereador Wagner Moura e o vereador Antônio Sabino que aceitaram de bom grado ou inocentemente participar de uma Coligação suicida, portanto, em aceitar tal Coligação os três definharam nos meses de campanha e ao abrir as urnas todos os três tinham perdido o mandato.

Agora, o prefeito Arimatéia tenta repetir o que conseguiu a 4 (quatro) anos atrás, colocar todos os vereadores em uma só Coligação e consequentemente descartar alguns deles, pois assim, tem sido seu perfil nos últimos anos, usar quem o favorece, dar a palavra quando lhe é conveniente, prometer ao enxergar alguma vantagem e depois esquecer. O intuito final é sua vitória pessoal e aqueles que com sorte se salvarem ele os convidam novamente para sua base, esse é o estilo de fazer política do prefeito, não precisa acreditar no blog, basta olhar a biografia do próprio prefeito.

A grande diferença dessa campanha para outras, é que Arimatéia não contava que a experiência vivida há 4 (quatro) anos abriu os olhos dos parlamentares que hoje ocupam o plenário Constantino Lobato Filho da Câmara Municipal de Vereadores e, quem aceitar o PACOTÃO terá que levar o ônus da derrota pra casa.

Caso o prefeito Arimatéia não ceda ao PMDB a vaga de Vice e Vereador, correrá o risco de perdê-los. E se aceitar, correrá o risco de vários dos seus candidatos a vereadores fazerem a campanha no chão com discurso próprio de quem foi traído, o que é verdade! E ir de encontro a oposição provando mais uma vez que ninguém engana todo mundo o tempo todo. Se os vereadores permanecerem seguindo o prefeito, quem vai segurar os familiares e eleitores desses vereadores magoados e feridos profundamente com toda essa armação?

Daí o inferno astral do Prefeito José de Arimatéia, o passo seguinte ou uma das opções possíveis, seria buscar um vice junto ao grupo renovar. Aí é que está o problema! Esse grupo já prega há 60 dias uma renovação na política, fez a pré-candidatura do Engenheiro Lazaro em cima de uma plataforma de mudança e renovação, ao aceitar um possível convite do prefeito Arimatéia Braz, seria sepultar o grupo renovar antes mesmo de nascer, pois estariam traindo suas próprias frases, plataformas, propostas e jogando fora todo o trabalho que já fizeram até agora. Estamos no campo das hipóteses, mas em política, para que façamos uma análise em dias quentes como os que se aproximam, se faz necessário avaliar cada ponto, cada hipótese, tirar conclusões baseado nas ações dos grupos pretendentes a eleição de outubro próximo. Mas deixamos claro que até o momento Lázaro é enfático em ratificar sua pré-candidatura.

Mais uma possibilidade, seria o prefeito Arimatéia convidar o Vereador Luiz Cunha para compor a chapa de vice ao lado de Rosana Santos, o problema são as incertezas após o registro da candidatura. Luiz Cunha é um vereador importante, respeitado na zona rural e na cidade, com uma família respeitada e unida, considerada como sendo uma das mais tradicionais da cidade de São Rafael, tem representação no Poder Legislativo há décadas, não poderá cometer tal erro. A única vantagem de Luiz Cunha sair candidato a vice seria do vereador Josivan Jerônimo "o Cachimbo", porque além de diminuir uma das vagas no grupo do prefeito, Cachimbo teria acesso livre à igreja e aos evangélicos com quem dividi grande parte da votação com Luiz Cunha que também é evangélico.

Outra possibilidade seria o prefeito Arimatéia convidar o vereador José Carlos (Zé Carlos) para compor a chapa de vice com Rosana Santos, o grande problema é que Zé Carlos igualmente ao Vereador Luiz Cunha também tem uma família respeitada e tradicional e um reduto eleitoral importante na zona rural, sítio Umburanas e nas comunidade de Nova Jerusalém e Rua do Toco. Estaria o vereador Zé Carlos jogando também uma cadeira praticamente assegurada em uma das eleições que a partir de agora se torna uma das mais incertas dos últimos tempos?

Como em política nós estamos acostumados a ver de tudo, não deixei de fora a possibilidade em último caso do Prefeito José de Arimatéia convidar o Advogado Reno Marinho para vice de Rosana, pouco provável, mas se o mesmo aceitar, Reno poderia decretar o fim do seu capital político e o fim de sua credibilidade junto aos seus eleitores, pois foram os "Pica-Paus" popularmente  denominados eleitores de Reno nas últimas eleições quem mais sofreram com a derrota de 4 (quatro) anos atrás. Por isso acho praticamente descartada essa possibilidade.

De uma coisa temos certeza, o inferno astral do Prefeito José de Arimatéia Braz Continuará por mais alguns dias, em nossa humilde opinião um dos mais prejudicados nessa corrida foi o Vereador Cícero Pinheiro, e esse, dificilmente aceitará  a escolha de Rosana como candidata a prefeita, pois o mesmo foi descaradamente enganado por José de Arimatéia, abaixar a cabeça e aceitar tudo de goela abaixo seria humilhante e um risco muito grande. 

Só os fracos aceitariam esse tipo de imposição. Fica aqui o nosso registro como opinião, deixando claro a todos, que esta é a opinião do nosso blog, que espera ser respeitada assim como respeitamos as opiniões diversas, pois é assim que se constrói um país, um estado, uma cidade, é assim que funciona a liberdade de expressão, é assim a democracia.

Boa sorte a todos! Usem nos próximos dias a serenidade a inteligência com o olho voltado nas ações do passado e o pé firme guiando sua trajetória para o futuro.

Viva São Rafael. Viva o Brasil. Viva a democracia! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jucurutu: Criança de três anos é sugada e morre em tanque de decantação da CAERN

São Rafael: Oposição ou Baderna?