Em palestra para alunos de escola pública em Natal, escritor incentiva hábito da leitura

Silvio Melo, autor do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”, conversou com as crianças nesta terça (Foto: Túlio Maciel)
Os alunos da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, em Natal, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (18). Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, os pequenos tiveram uma palestra com Silvio Melo, autor do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”.

Durante a apresentação, Silvio falou um pouco sobre o livro, que conta histórias de piratas permeadas por muitas aventuras e ação e como foi escrevê-lo. O escritor, que também fez carreira como aviador, aproveitou ainda para abordar temas como aviação, física, história, literatura e a importância da leitura na formação do cidadão.

Silvio Melo revela que sua iniciativa de conversar com crianças e adolescentes tem como principal meta resgatar o hábito da leitura. “Hoje as crianças estão muito ligadas aos smartphones e joguinhos de computador e têm deixado a leitura de lado. Meu dever aqui é despertar o interesse pelos livros, que podem ser tão interessantes e cheios de aventuras como os jogos que eles já conhecem, basta ter imaginação”, conta.

Para atrair o olhar dos alunos, recursos lúdicos, vídeos e até um experimento curioso, utilizando o centro da gravidade com a ajuda da física. Para demonstrar como o avião voa, Silvio equilibrou na mão uma agulha que sustentava uma rolha e dois garfos. Sem entender como aquilo era possível, os alunos, logo, quiseram experimentar interagindo com o autor.

A coordenadora pedagógica da escola, a professora Maíra Vasconcelos, disse que a palestra foi de alto nível e colaborou com os esforços da escola em incentivar a leitura. “Os alunos interagiram o tempo todo, despertando o interesse na leitura de Bucaneira – Um Arriscado Resgate. Estamos felizes, pois o objetivo foi o de motivar leituras. Agradecemos o apoio do escritor nesta data tão significativa”, disse.

Já a estudante, Roberta Silva, 10, conta que já tem o hábito de escrever poesias. Ela disse que o mais interessante do encontro foi perceber a criatividade de Sílvio Melo em unir temas como navegação e aviação com a leitura. “Gostei de ouvir o autor contar as histórias do avião e dos piratas”, disse.

A estudante Leandra Honorato, de 11 anos, se considera uma leitora nata e adora livros de mistérios. Para ela, a palestra conseguiu chamar sua atenção de uma forma que ela nem poderia imaginar. “Todos os assuntos se uniam e tinham a ver com leitura. Adorei”, disse.

Agora, a partir do encontro com o autor, a escola que desenvolve diariamente ações pedagógicas voltadas para a educação de tempo integral, irá desenvolver um concurso de redação. No concurso, o vencedor será premiado com um exemplar de Bucaneira autografado por Sílvio Melo.

O autor segue com as ações em escolas estaduais e nesta quarta-feira (19), deve palestrar na Escola Estadual Sebastião Fernandes.

Bucaneira:
Publicado pela editora portuguesa Chiado e lançado em 2016, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”, se passa em meados do século 18, época de grandes travessias marítimas e ataques piratas, partindo da história da corsária Anne Bonny. O livro está disponível nas principais livrarias do país e através do site de e-commerce da Saraiva.


Silvio mantém também um blog onde reúne várias curiosidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jucurutu: Criança de três anos é sugada e morre em tanque de decantação da CAERN

São Rafael: Oposição ou Baderna?