Estudo sobre Festa de Sant’Ana de Caicó é publicado em livro por professor da Ufersa

Um dos mais importantes eventos religiosos do calendário comemorativo do Rio Grande do Norte está na cidade de Caicó com as celebrações da Festa de Sant‘Ana, padroeira da cidade. O professor da UFERSA Thadeu de Souza Brandão dedicou sua pesquisa de Mestrado na UFRN a um olhar atento sobre a festividade e, fruto da sua dissertação, lança pela editora Novas Edições Acadêmicas o livro “A Senhora do Sertão: a Festa de Sant’Ana de Caicó”.

Esta é a quarta obra assinada pelo professor, na qual a apresenta um fecundo exercício teórico-metodológico para refletir sobre problemáticas como identidade, representações sociais, religião, sociabilidade(s), tradição e modernidade. O professor Jean Henrique Costa, da UERN, assina o prefácio do livro e destaca a imersão do pesquisador. “Para além da festa e sua construção enquanto objeto de estudo, a etnografia da festa de Sant’Ana de Caicó, realizada por Thadeu Brandão, ilustra não apenas os caminhos objetivos de uma pesquisa antropológica, mas, fundamentalmente, mergulha no universo simbólico investigado, destacando uma profunda e cativante inserção do pesquisador na teia de significados que envolve a historicidade de seu objeto”.

A obra está sendo lançada nesta terça-feira, dia 4 de abril, exatos 15 anos depois de apresentado como dissertação. Está em formato digital (e-book) e pode ser baixada gratuitamente. O Professor Thadeu de Sousa Brandão é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas – CCSAH, membro permanente do Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições – PPGCTI e coordenador do Observatório da Violência Letal Intencional do RN – OBVIO/RN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jucurutu: Criança de três anos é sugada e morre em tanque de decantação da CAERN

São Rafael: Oposição ou Baderna?